Na primavera tudo aparece, tudo renasce e tudo cresce. Também a vossa Marquesa decidiu que era hora de voltar e trazer-vos novas receitas de Páscoa ou de primavera...
Este ano decidi que o folar era comprado directamente na terra do meu pai: Aveiro. Depois da "desgraçada" de folar que vos apresentei o ano passado não quis correr o risco outra vez e pedi à minha mãe para me o comprar quando fosse a Aveiro.
Grande, cheiroso e fofo foi como ele chegou cá a casa. Hoje já nem dos ovos reza a história. Obrigada mãe!
Como vocês sabem, o meu maior prazer na cozinha é inventar e renovar receitas. Pois foi o que aconteceu este domingo de Páscoa (que por sinal foi também o aniversário de uma das minhas cunhadas e o seu almoço foi feito por mim). Renovei e inventei pratos que já tinha feito, mas agora ingredientes diferentes e, se quiserem, mais asiáticos.
Piano à moda asiática e cogumelos Shitake com molho Teriaky |
o Piano com Jeropiga. A receita tradicional já vocês a têm num post anterior, a renovada, mais asiática será servida hoje com carinho para quem quiser experimentar num próximo almoço de família.
Os cogumelos, feitos a pedido da minha cunhada, têm sido uma referência cá em casa. Seja almoço, seja jantar tenho de os fazer! São o must dos nossos "ajuntamentos". Se nunca os experimentaram só tenho uma coisa para vos dizer: vão se arrepender...!
Mas também houve tempo para fazer coisas novas: Cuscus com vegetais e Tarte de Tatin de maçã verde.
Desta tarte não existem fotos, não que tivesse desaparecido instantaneamente, mas por ter um aspecto tão feio nem tive coragem de tirar uma foto para partilhar convosco. Como todas as minhas sobremesas: aspecto horrível, sabor divinal. (Gaba-te cesto, que vais para a vindima...).
Os cuscus ficaram deliciosos. Nem cozidos demais nem crus, ficaram no ponto certo com os vegetais al dente. Estavam mesmo divinos. Já agora: também não sobrou nada.
Cuscus com vegetais |
Claro que tive uma ajuda preciosa: a Internet. Busquei, busquei e catei mais um bocadinho e finalmente encontrei uma receita que me agradou. O site da Vaqueiro tem a receita original e eu retirei a ideia de lá. Já vos passo a dita.
Comecemos então a partilha...
Couscous com legumes salteados
2 Courgettes
2 cebolas roxas
2 Colheres de sopa de Vaqueiro liquida
Abram o pimento ao meio, limpem-no muito bem de sementes e peles e cortem em quadrados pequenos.
Descasquem as cebolas e piquem-nas finamente.
Derretam a margarina com o azeite numa frigideira larga, juntem a cebola e deixem alourar.
Adicionem os restantes legumes. Temperem com sal e pimenta preta acaba de moer, mexendo de vez em quando, até os mesmos ficarem al dente.
Enquanto cozinham os legumes, dissolvam os cubos de caldo de galinha na água a ferver. Coloquem os couscous num recipiente fundo e vão adicionando o caldo a pouco e pouco à medida que os vão mexendo com um garfo.
Quando os legumes estiverem prontos, espalhem-nos sobre os couscous e envolvam tudo sempre com a ajuda de um garfo.