Hoje o dia amanheceu cinzento e logo de seguida começou a chuva a cair. Ora bolas, tinha um dia preparado para três "manfios" de 10 anos e afinal fiquei com eles em casa... Mãe sofre! Mas como são bons miúdos e não dão trabalho nenhum vim até ao computador para partilhar uma das minhas sobremesas favoritas. Vulcões de Chocolate.
A imagem ao lado dá-vos uma pequena ideia do que por aí vem e poucos devem ser aqueles que nunca os viram ou comeram (sim os bolos, não os vulcões). Têm diferentes nomes, a elaboração varia conforme o chef de cozinha, mas a consistência é a mesma. Fofos e esponjosos por fora e deliciosamente derretidos por dentro. Daí o nome de vulcão. O bolo quando aberto escorre por ele uma "lava" deliciosa de chocolate.
Podem ser comidos em pratos, dentro de pequenos copos, com gelado, sem gelado... mas acima de tudo devem der comidos! Quentes de preferência, mas o vosso gosto e paladar é que comanda a vossa deglutição de tão majestosa sobremesa.
Esta é a minha versão...
Vulcões de chocolate
150 g de chocolate negro 70%
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de whisky (eu e o álcool)
50 g de açúcar
5 gemas
Chocolate em pó q.b. para polvilhar as formas
Pré aqueçam o forno a 180º.
Partam o chocolate em bocados pequenos e derretam-no num tacho em banho-maria ou no micro-ondas (na potência máxima durante 20 segundos) com a manteiga e o whisky. Enquanto isto, batam as gemas com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionem agora o chocolate e misturem bem (se fizerem com a varinha de arames mexam até a massa criar bolhas de ar).
Distribuam a massa por formas individuais (que devem estar previamente untadas com margarina e polvilhadas de chocolate em pó). Agora levam ao forno durante 8 minutos.
Sirvam-nos como mais vos der na real gana: quente ou morno, com gelado ou sem gelado...
Também quero!
Sobra algum aqui para a (velhinha?)