"EXTRA, EXTRA, Read all about it"... este era o pregão mais ouvido logo pelo início da manhã e da tarde pelas ruas londrinas, quando os pequenos ardinas vendiam os jornais da hora aos seus clientes...
Pois foi numa rua de Londres junto ao Tamisa e à Roda Gigante, que navega devagar ao sabor das ondas do rio, que comi pela primeira vez Empanadas Caprese.
Não são mais do que empanadas com tomate, mozarella e mangericão, mas que nos levam aos confins dos sabores e dos aromas argentinos (ou para os mais esquisitos, italianos).
Assim, e tendo em conta o dia de chuva que cai lá fora, tal como na capital de Grã-Bretanha, lembrei-me de partilhar, hoje e aos fim de tantos meses, esta receita de fazer lamber os dedos e os beiços e repetir uma e outra vez uma destas iguarias....
Lembrem-se que as podem fazer durante um fim-de-semana ou um feriado ou, até mesmo,num final de tarde chuvoso depois do trabalho - só têm de fazer a massa com alguns dias de avanço, podem-na congelar e deixar de um dia para outro a descongelar -.
Preparem-se, arregacem as mangas e cá vamos nós:
Ingredientes
300 gr. de farinha
30 gr. de manteiga
40 ml. de azeite
100 ml de água
1 ovo
sal q.b.
1 pacote de bolas pequenas de mozarella
1 embalagem de tomate cherry
2 molhos de mangericão
2 colheres de sopa de azeite
Preparação:
Comecem por aquecer o forno a 200º.
de seguida, na mesa limpa, deitem a farinha num monte e façam um buraco onde vão colocar a manteiga, o azeite, ovo e o sal e vão vertendo a água devagar à medida que forem precisando. Agora vem o trabalho de braços: de fora para dentro vão juntando a farinha e amassando até obterem uma massa homogénea, ou seja, uma massa por igual e sem grumos.
Quando acabarem enrolem a massa em película aderente e deixem-na repousar no frigorífico.
Enquanto isso, preparem o recheio. Cortem o tomate ao meio ou em quartos, vocês decidem - já agora quanto mais pequenos forem melhor -, para dentro de uma taça. Piquem o mangericão e partam a mozarella para a taça em pedaços ainda mais pequenos. Reguem com o azeite, temperem com sal e pimenta. Misturem bem e reservem.
Agora voltemos à massa...
Polvilhem a mesa de trabalho com alguma farinha para que a massa não agarre.
Com o rolo da massa em riste preparem-se para fortalecer os vossos músculos dos braços e comecem a transformar a massa num círculo grande e fino. Vão virando a massa de cima para baixo e vice-versa, isto é, quando começarem a ter um círculo virem a parte de baixo para cima e amassem desse lado e assim consecutivamente.
Agora com um copo ou com um cortador circular de tamanho médio ou grande, depende do tamanho que quiserem as vossas empanadas, cortem os círculos e disponham-nos no tabuleiro de ir ao forno forrado de papel vegetal.
Dentro de cada um coloquem a quantidade de recheio adequado de forma a que os consigam fechar e que não abram quando no forno (se abrirem não se preocupem as minhas também se abrem e desaparecem em segundos).
Parece difícil, mas acreditem que custa mais escrever a receita do que fazê-la!
Já agora: deliciem-se!