Acabámos de chegar à Islândia....
A paisagem parece inóspita, qual planeta Marte. As montanhas ao longe ainda estão carregadas de neve, a temperatura é fria mas aguenta-se bem... Estamos dentro de um autocarro que nos vai levar ao hotel, mas é conduzido por uma senhora que segue as regras de trânsito tal como manda o figurino. Só nos apetece, devido à fome que trazemos, pedir à senhora que nos deixe conduzir a camioneta e carregar no acelerador....
Entretanto, já estamos no hotel depois de uma longa caminhada e de um jantar nem por isso agradável. Já sei "agora anda armada em chef de cozinha", não é bem isso, é mais uma vez aquela velha história que já vos falei: pagar pouco e comer bem e pagar muito e nem por isso ficamos bem comidos, salvo seja!
Mas há duas coisas que comi que tenho de partilhar convosco que parece-me bastante fácil de fazer e com laivos de ser um verdadeiro sucesso num próximo jantar com amigos ou, claro está, família: maionese de manjericão e nozes caremelizadas com erva doce. Garanto-vos que tanto uma como a outra estavam deliciosas.
A maionese apareceu como entrada a acompanhar o pão de sementes, qual a nossa manteiga, mas nem por isso! O mais giro é que a maionese era light, não era caseira mas com o manjericão até parecia feita no restaurante a partir do zero.
As nozes caremelizadas com erva doce, as mesmas que só descobri no fim quando finalmente trinquei um bago de erva doce, são um pouco enjoativas se forem comidas sozinhas, mas como acompanhamento de um frango no forno ou um lombo de porco fazem delícias. Garanto-vos que com a tentativa de risotto, mais verdadeira argamassa que arroz, fica muito doce.
Os meus homens, bem esses não ficaram nada satisfeitos com o jantar. O pequeno pediu um hambúrguer e saiu directamente do congelador num pão queimado; o mais velho pediu um frango com riggattoni que ao fim de 5 garfadas se tornou tão enjoativo e não tendo comido a carne moída, o pequeno comeu o resto do frango, ao menos não foi de barriga vazia para a cama.
Desculpem não resisti, para os homens que lêem este blog deixo-vos aqui ao lado com uma foto de uma parede que ensina aos islandeses, todos os dias como fazer o nó de uma gravata.
Ah, ja me esquecia: deliciem-se....
Ola querida Marquesa so agora aqui cheguei tive uns dias com um pouco que fazer. Alegrou.me saber que ficou feliz com achegada mesmo com fome e frio continua;\ao de boa estadia. n\ao sei oque tem o meu computador pois esta a fazer erros de pontua;\ao e letras . A sua Ziu