skip to main | skip to sidebar

Letras com Aromas

  • Página inicial

Letras com Aromas

Senda das Ervas Aromáticas: o Manjerico

14:57 | Publish by Unknown

Era uma vez uma planta chamada Manjerico. Todos a conhecemos por ser a planta das festas de Santo António, mas se calhar muitos de vós não faziam ideia, tal como eu, que a poderíamos usar na cozinha.

Depois de dois manjericos em casa, devido às ditas festas, comecei a magicar novas receitas onde pudesse usar novas ervas aromáticas. Fui à minha varanda, passei pelos meus vasos de ervas e ao meu nariz chegou o cheiro do manjerico acabado de comprar... E se...? Se calhar até se pode usar na comida...

O Manjerico é da família do Manjericão, tão famoso em saladas, molhos e, inclusive em bebidas com Gin Tónico, a grande diferença entre as duas é o tamanho da folha. 

Assim é mesmo verdade que se pode e deve usar em tudo o que se lembrarem. Por exemplo, podem usar em saladas com tomate, arroz, sopas e manteigas aromáticas.

Como vêem, existe uma panóplia de receitas saudáveis que podem fazer usando esta pequena erva. Deixo-vos uma que me parece fantástica para o Verão que aí se advinha (sim advinha! porque embora na estação, na minha opinião ainda não chegou)...


Salada Caprese com Pesto de Manjerico

Ingredientes

1 mozarella
1 tomate
5 tomates cherry
Vinagre balsâmico
Azeite
Pimenta preta moída na hora

Para o molho Pesto
1 ramo de manjerico fresco
3 colheres de sopa azeite
20g de pinhões
1 dente de alho
queijo parmesão
sal e pimenta

Modo de preparar

Juntar o manjerico, o queijo, o alho e os pinhões no almofariz até ficar em pasta.
Misturar com o azeite, até ficar numa consistência que agrade. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Corte o tomate e numa travessa junte a mozarella. Junte o pesto e tempere tudo com azeite, vinagre balsâmico e a pimenta preta.


O que me diz a minha corte de amigos. Mais uma vez a Marquesa veio em vossa ajuda? Espero que sim..

No entanto, não queria deixar-vos sem dizer que esta não é a única erva aromática que vos pode ajudar no vosso dia. Há uma lista soberba de ervas magníficas que podem usar, para cortar no sal, no açúcar, dar um gosto mais acre, mais apurado... 

Pois é por essa razão que dei início hoje à Senda das Ervas Aromáticas. Todos os dias, durante as próximas semanas irei trazer-vos novas receitas com ervas que vocês tão bem conhecem, que se calhar até já usaram, mas que são muitas vezes por vós esquecidas. Ia usar uma outra palavra menosprezadas, mas sei que não. As ervas aromáticas são importantes numa cozinha saudável e numa cozinha, acima de tudo agradável.

Cenas dos próximos capítulos: o Endro. Esta é outra que vocês vão adorar.


Até amanhã e deliciem-se...

Etiquetas: Entradas 2 comentários

Mia, a gata gourmet....

22:52 | Publish by Unknown

Hoje sinto-me na obrigação de vos dar a conhecer uma novidade na minha família...: A minha gata, a Mia, é uma gata gourmet....

Já não bastava, cá em casa, a família ter começado a comer do bom e do melhor com a Marquesa a cozinhar (gaba-te cesto que vais para a vindima), agora também temos uma gata que gosta de comer coisas tipo: Terrina de carne de vaca com courgette e cenouras. Digam-me lá se acham isto normal.

Comecei por trazer-lhe comida húmida e seca de uma marca famosa que começa por um W e acaba S e tem pelo meio as letras HISKA. A seca mandou-me a comer a mim. Por isso tive de trocar por outra marca que começa por um P acaba num A é tem pelo meio URIN. A comida húmida até ia, mas só aos bocadinhos (uma saqueta dava para três dias).

Assim decidi comprar, por graça, uma comida húmida nova gourmet. Só mesmo para ver o que é que ela fazia.

Ontem dei-lhe pela primeira vez só um bocadinho, como fazia com a anterior, e não é que a menina não me largou enquanto não lhe dei o resto... Lambia os beiços como nunca a vi... Parecia que sorria enquanto levava a pata a limpar aquele focinho fantástico...

Hoje descubro que ao dar-lhe nova saqueta nem cinco minutos demorou a devorá-la. Sim devorar é o termo adequado. Uma gata que no que toca à comida parece o meu filho, come pouco mas várias vezes ao dia, e de repente rapa a malga em questão de poucos minutos....! Devorar é mesmo o termo certo.

Verdade seja dita que quando lhe deitei a comida no prato até eu fiquei com água na boca. Tem textura, temem aroma agradável e, digo-vos com toda a franqueza, o aspecto dá vontade de lhe "roubar" um bocadinho só para experimentar...

Adorava dar a receita para que cada um de vós que tem um amigo de quatro patas, a pudesse fazer, mas não sei como se faz. Por isso hoje despeço-me como sempre mas para uns leitores especiais... Amigos de quatro patas: deliciem-se...!




Etiquetas: Fait divers 2 comentários

Petiscos para a bola....

15:35 | Publish by Unknown


No dia em que começou o Campeonato do Mundo de Futebol lembrei-me, em conversa com o meu amigo Zé Tó, de elaborar uma ementa de petiscos para comer durante os jogos.

Tinha de ser uma ementa que não desse muito trabalho a quem a comesse, mas acima de tudo a quem a fizesse... Dei voltas ao miolo e lembrei-me de pequenos petiscos de cada um dos países participantes... Salvo raras excepções dado que em países como o Irão não faço a mínima ideia do que é que aquelas alminhas comem....

E eis senão quando saem-me coisas como:
  • - Rodinhas alemãs (Salsichas picantes fritas em alecrim e azeite);
  • - Mexilhões ao Champanhe (mexilhões marinados e cozinhados em cebola e champanhe);
  • - Voos americanos (asas de frango assadas no forno com molho de barbacue e malagueta vermelha);
  • - Espetadas gregas (espetadas curtas com azeitonas pretas, pepino, queijo feta e tomate cherry)....

Se calhar já se aperceberam quais os países para cada uma das ementas, mas se ainda não eu ajudo: as “Rodinhas” são alemãs, os “Mexilhões” são belgas, as espetadas e os voos são óbvios. Mas não fiquei por aqui e de repente apareceram  mais uns quantos:

  • Romance italiano (camas de pão saloio com tomate e queijo mozarella);
  • Tiras francesas (tiras de batata doce fritas);
  • Portugueses derretidos (fatias de pão saloio com queijo da serra derretido e mel);
  • Revolta espanhola (tortilha com chouriço picante, ou não, e batata);
  • Brit’s rules (fatias de rosbife com rúcula e molho de rábano);
  • Sonho mexicano (tigelas de guacamole e triângulos de milho);
  • Laranja mecânica (mojitos de laranja, trocam a lima por laranja; para o caso de não terem lá chegado o pais é a Holanda);
  • Aromas russos (mini pavlovas com frutos vermelhos);
  • Trivela brasileira (tulipas de bolacha de baunilha com bolas de gelado à escolha)....

Como vêem não são difíceis de fazer, alguma dúvida gritem que eu ajudo, e para quem está a comer tem sempre a possibilidade de comer sem talheres só a acompanhar com pão. Assim poupasse trabalho na lavagem de louça e na arrumação da mesma...

Boa sorte a Portugal, mereces chegar longe e já agora meus amigos deliciem-se!


Etiquetas: Entradas, Petiscos 5 comentários

Empadinha grande ou pequena, não interessa...!

15:38 | Publish by Unknown

Ando com vontade de experimentar coisas novas. Não que tenha andado a fazer velhas (coisas, percebem?), mas apetece-me mais.

Assim decidi alinhar nas empadas. Adoro as de galinha, as de carne, peixe, legumes! Bom! No fundo adoro empadas e ponto final. Pus mão na massa e acabei de fazer uma que quero partilhar convosco.

Está deliciosa de aspecto e de sabor. Ainda não comi uma fatia (fiz uma empada grande e não das pequenas, daí a fatia), mas enquanto fazia fui experimentando e fiquei orgulhosa do resultado.

Espero que logo ao jantar quando a servir, acompanhada de uma fantástica salada, esteja ao gosto da restante família. Principalmente, do mais pequeno.

O que acham se vos desse agora a receita? Querem? Então cá vai:

Empada de Galinha

2 peitos de frango cortados aos cubos pequenos
2 cenouras cortadas aos cubos pequenos
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
50g de azeite
10g de salsa
2 caldos de galinha
60g de farinha
200 ml de vinho branco
10g de molho de soja
2 gemas de ovo
1 ovo para pincelar
Pimenta
1 embalagem de massa folhada (eu usei da rectangular, mas se não encontrarem usem da circular e adaptem à forma ou pires)

Comecem por aquecer o forno a 200*. A seguir levem um tacho onde deitam o azeite, a cebola, os alhos e refogam até ficarem moles, mais ou menos 5 minutos. Juntem agora a salsa, as cenouras, o frango, o vinho, o molho de soja e os caldos de galinha e deixem cozinhar em lume brando durante 35 minutos.
Ao cabo deste tempo, sem tirar o tacho do lume, juntam a farinha e se ficar muito grosso coloquem mais um pouco de vinho. Retifiquem os temperos, juntando nesta altura a pimenta e agora devagar juntem, em fio, as gemas de ovo. Cozinhem o preparado durante mais dois minutos.
Agora passemos à massa: desenrolem-na. Coloquem todo o preparado no pirex e por cima deste coloquem a massa. Aquela que vos sobrar aproveitem para fazer desenhos e coloquem-nos por cima.
Quando acabarem pincelem-na com o ovo batido e coloquem-na no forno durante 30 minutos.

Meus príncipes, está pronta! Agora deliciem-se....!

Etiquetas: Entradas, Prato principal 3 comentários

Estou com fome...

00:19 | Publish by Unknown

Estou deitada na minha cama e tenho fome. Querem lá ver vocês que a vossa Marquesa anda cheia de gula? Ainda não percebi se é gula ou mesmo vontade de comer. E deve ser por isso que me lembrei de uma receita de Brownies com Oreos maravilhosa que uma vez experimentei.
Sabem, é que aqui a vossa amiga adora, desde que me lembro, de uma caneca de leite (quente no inverno e frio no verão) e uma torrada ou bolachas antes de me deitar e esse brownies fazem-me crescer água na boca.
A receita é de outra chef que admiro, a Lorraine Pascal. Não é uma receita hipocalórica como aquela que vos mostrei no facebook de Maçã de merengue de canela. Não é tudo menos isso, mas no entanto é deliciosa. É de comer e chorar por mais.

Assim e como já há alguns dia que não coloco receitas hoje vão duas: os Brownies com Oreos e Maçã no forno com merengue de canela.

Brownies com Oreos

Ingredientes
160g manteiga, mais q.b. para untar
200g chocolate, ralado ou em pepitas
3 ovos
2 gemas
2 colheres de chá de essência de baunilha
160g açucar amarelo
2 colheres de sopa de farinha
1 colheres de sopa de cacau em pó
1pitada de sal
150g de bolachas Oreos partidas aos bocados
açucar em pó para polvilhar

Equipamento
Vão precisar de uma forma quadrada de 20cm
Papel vegetal

Preparação
Pré aqueçam o forno a 180C.
Untem a forma com manteiga e de seguida forrem-na com papel vegetal.
Derretam a manteiga num tacho em lume médio e quando derretida retirem-na do lume e juntem o chocolate partido aos bocados. Deixem o chocolate derreter e de seguida mexam bem. Um truque rápido em alternativa, coloquem os dois ingredientes numa taça que possa ir ao micro-ondas e derretam tudo durante 25 segundos na potência máxima (é o que faço normalmente). No final, mexam bem.

Batam os ovos, as gemas e a baunilha numa taça grande até os ovos ficarem leves e fofos. Juntem o açúcar em duas vezes mexendo só com o rapador ou "salazar", como lhe queiram chamar, de modo a que o ar dentro da mistura dos ovos não desapareça, isto é, não mexendo do meio para fora, mas de dos lados para dentro. Quando a mistura estiver pronta, juntem o chocolate. Novamente mexam gentilmente para que o ar não desapreça.

Agora, juntem a farinha, o cacau e o sal e um terço das bolachas e mexam até estar tudo homogéneo. De seguida, coloquem a mistura na forma e misturem as restantes bolachas por cima, premindo-as gentilmente.
Vai ao forno durante 25 a 30 minutos. O meio deve ficar ligeiramente "pegajoso".
Deixem os brownies arrefecerem na forma, não se preocupem quando virem que o topo do bolo afunda e fica rachado.
Quando estiverem frios virem a forma ao contrário, retirem o papel vegetal e cortem aos quadrados.

Polvilhem com o açucar em pó.


Maçã no forno com merengue de canela

Ingredientes
4 maçãs Reinetas
2 colheres de sopa de água
2 paus de canela
4 claras de ovo
3 colheres de chá de canela em pó
1 pacote de açúcar baunilhado ou  2 colheres de sopa de açúcar normal
Uma pitada de sal

Comecem por ligar o forno a 180º.
Agora, cortem as maçãs, retirem as cascas e coloquem-nas num tacho com a agua e os paus de canela. Deixem-nas cozer, aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem moles. Quando estiverem cozidas deixem-nas arrefecer e só depois é que colocam o merengue.
Enquanto isto, batam as claras em castelo com o sal e quando prontas juntam o açúcar até fazer suaves picos e ficar uma mistura brilhante.
Num pirex, coloquem as maçãs já frias e por cima delas coloquem o merengue. Levem ao forno até alourar.

Ainda não vos contei, mas esta receita das maçãs é da minha sogra: a Duquesa dos Templários... É a sobremesa que a Duquesa faz que mais aprecio (obrigada pela receita)...

Vou comer. Estou mesmo cheia de fome e com o estômago a rugir....
Já agora:  deliciem-se....

Etiquetas: Sobremesas 2 comentários

Um dia de horror...!

23:41 | Publish by Unknown

Gostava que os meus amigos imaginassem um dia de horror na vossa vida! Conseguiram? Então agora multipliquem por cem! Já lá chegaram? Pois este foi o meu dia de hoje....

Começou tudo normal, até ir comprar a prenda de aniversário da minha mãe, que faz hoje 67 primaveras. Decidimos entre todos oferecer-lhe um telemóvel... Até aqui nada de novo. Mas lembrei-me já que o meu está um verdadeiro coc... Porque não comprar um? Asneira valente. Verdadeiramente a maior asneira que podia ter cometido. Não que o telemóvel fosse caro (por acaso até não foi), não que viesse com defeito (também não tive tempo para ver se tinha ou não). Nada disso. Tinha só um defeito: tinha truque para abrir a parte onde se coloca o cartão sim e a bateria. Qual era o truque? Eu também não sei. Ao cabo de uma hora de o comprar parti-lhe o visor!

A sério? Dá vontade de rir? A mim não! Só me deu vontade de partir mais alguma coisa... E querem lá ver que consegui!? Andava aqui a vossa Marquesa tão feliz porque finalmente era proprietária de algo na vida, e eis se não quando uma coluna na minha garagem não se desviou à minha passagem, como seria natural para uma Marquesa, e lixei, na verdadeira acessão da palavra, o meu carro!

Percebem agora o meu verdadeiro dia de horror? Chorem por mim que as minhas lágrimas secaram...
No entanto, há que dizer que nem tudo acabou mal: o jantar da mamã com toda a família correu muito bem. Fomos a um restaurante chinês, sim também como disso e por acaso até gosto, comemos até fartar e deixámos a nossa menina muito feliz. Ela merece sê-lo e nós estamos cá para ajudar a que isso aconteça....

Já agora Mãe: Parabéns! A todos vós: deliciem-se....

Etiquetas: Fait divers 5 comentários
« Mensagens mais recentes Mensagens antigas »
Subscrever: Mensagens (Atom)

Secções

  • Entradas
  • Fait divers
  • Petiscos
  • Prato principal
  • Sobremesas

Uma Marquesa com sentimentos aromáticos e cheia de letras para partilhar...

Unknown
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

  • fev. 2017 (1)
  • out. 2016 (1)
  • mar. 2016 (2)
  • fev. 2016 (1)
  • out. 2015 (3)
  • set. 2015 (1)
  • jun. 2015 (1)
  • mai. 2015 (1)
  • abr. 2015 (2)
  • mar. 2015 (1)
  • fev. 2015 (2)
  • jan. 2015 (2)
  • dez. 2014 (2)
  • nov. 2014 (6)
  • out. 2014 (2)
  • set. 2014 (1)
  • jul. 2014 (3)
  • jun. 2014 (6)
  • mai. 2014 (7)
  • abr. 2014 (8)
  • mar. 2014 (12)
  • fev. 2014 (5)

Blogues seguidos

  • Blog Profissão Mãe
    Dia Mundial da Mulher, porque o lugar da Mulher é onde ela quiser! | Profissão Mãe
  • Bohemian Utopia - Blog
    Peacock Paradise
  • Cozinhar Fácil | Receitas para Cozinhar Fácil
    Biscoitos de manteiga
  • ecosfera
    A vida privada dos políticos
Copyright (c) 2010 Letras com Aromas. Design by Template Lite
Download Blogger Templates And Directory Submission.