skip to main | skip to sidebar

Letras com Aromas

  • Página inicial

Letras com Aromas

Quando as nossas crias pedem...!

18:32 | Publish by Unknown

A minha cria está de desejos... Não, Não está grávida. Como alguns de vós sabem é rapaz e só tem 9 anos. Mas está de desejos de bolachas de pepitas de chocolate... "como se cá em casa já não houvesse poucas bolachas de pepitas! - respondi eu. Mas, oh mãe, as tuas são melhores e maiores...." Como é que podemos resistir a isto? Não podemos.

Assim pus a mão na massa, literalmente, e fiz dois tabuleiros de bolachas de pepitas. Acabadinhas de fazer e mornas são fantásticas. Obrigada, mãe... E os olhinhos que o rapaz faz ao dizer isto? É de o agarrar e comer...

Raramente fiz receitas a pensar nas nossas crias, mas esta é de propósito para eles e elas que tantas alegrias, sorrisos e amor nos dão.

A receita é rápida e em 30 minutos têm dois tabuleiros de bolachas prontos a comer. Para festas de anos, para festas na escola, para (como diz uma amiga "se alambazarem sozinhos"... Basicamente para o que vos apetecer.

Bolachas com pepitas de chocolate

Ingredientes

O "antes"
150g de manteiga à temperatura ambiente
120g de açúcar amarelo
100g de açúcar
2 colheres de chá de extracto de baunilha
1 ovo inteiro
1 gema de ovo
300g de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1 pacote de pepitas de chocolate

Comecem por aquecer o forno a 170º e por colocarem no tabuleiro uma folha de papel vegetal.

Misturem a manteiga, com o açúcar amarelo e o açúcar normal. Juntem o extracto de baunilha, o ovo e a gema e misturem bem até obterem um creme aveludado.

Devagar vão colocando a farinha e o bicarbonato e misturem tudo. Quando acabarem juntem as pepitas e voltem a envolver tudo muito bem.

Retirem pequenas quantidades de massa, mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong. vão colocando-as no tabuleiro separadas entre si em 8 cm..

E o "depois"
Vão conseguir massa para dois tabuleiros, assim entre um e o outro a restante massa deve ficar "à espera" no frigorífico.

As bolachas cozem em 17 minutos. Deixem-nas arrefecer antes de as colocar numa caixa... se elas conseguirem lá chegar, claro!


E pronto! Já está. Feitas e prontas a devorar. Deliciem-se...!

Etiquetas: Petiscos, Sobremesas 0 comentários

Ninhos com Ovos e Coulis de Ameixa vermelha

18:59 | Publish by Unknown

Recentemente coloquei umas fotos no Facebook, que geraram uma enorme corrida para o telefone... Como é que fizeste aquilo? Não foste tu de certeza... Vá lá põe a receita no blog... Não sei se tiveram oportunidade de as ver, mas para quem não viu ou não faz a mínima ideia do que é que estou a falar cá vão elas...

As empadas de ovo de codorniz, ou como ficaram conhecidas cá em casa depois daquele jantar, os ninhos com ovinhos, são as que dão um pouquinho mais de trabalho pois temos de descascar os ovos, que como são tão pequenos deve ser feito com muito cuidado para não se desmancharem todos. No entanto, nada que numa hora não esteja tudo despachado. O coulis de ameixa vermelha não dá trabalho nenhum. Em 15 minutos têm tudo feito. Este vai muito bem como molho para colocar por cima da panna cotta que vos apresentei à uns posts atrás, mais propriamente em "Receitas Afrodisíacas capítulo 4".

Assim, como os pedidos foram muitos e insistentes cá vão então as receitas...

Não se assustem com as empadas, pois se aqui a vossa Marquesa decidiu como as fazer à última da hora vocês também vão conseguir. Como vos disse dão algum trabalho, mas o resultado final e a vontade de comer todas com que os miúdos ficam vale todo o esforço e delicadeza que usarão, com toda a certeza, durante o processo.

Imaginem que têm um jantar e que dentro do vosso frigorífico têm ovos de codorniz e um pacote de massa folhada light (sim light existe há venda no Continente). O que fazer? Pois este era o meu dilema até perceber que eventualmente eu seria capaz de fazer empadas. Não custa nada - disse eu. Ah! Isso é que era doce, mas por acaso até nem custou muito.

Empadas de Ovo de Codorniz (Ninhos com ovinhos)

Ingredientes

1 pacote de massa folhada light
12 de ovos de codorniz
2 ovos normais
1 pacote de natas
20g queijo parmesão
20g de tomilho
Margarina vaqueiro com tomilho q.b. (em caso de não encontrarem serve manteiga com folhas de tomilho)

Comecem por levar um tacho ao lume com os ovinhos lá dentro. Depois de começar a ferver contem 5 minutos e retirem-nos do lume. Passem por água fria e quando já conseguirem pegá-los com as vossas mãos preparem-se para a tal delicadeza que vos falei à pouco... Descasquem-nos com a maior suavidade que conseguirem. Imaginem que têm picos, pode ser que assim consigam dedos tipo pluma... A sério parece mais difícil do que é na realidade.

Quando acabarem respirem fundo, relaxem e passem à fase seguinte. Liguem o forno 180º e derretam a margarina com tomilho e com esta untem as formas de queques. A seguir estendam a massa folhada e cortem, com a ajuda de um copo que tenha o mesmo tamanho da abertura das formas, 12 bases. Coloquem-nas no fundo das formas e por cima destas coloquem os ovinhos.

Numa taça juntem os dois ovos, as natas, o queijo parmesão e o tomilho e mexam muito bem. Com a ajuda de uma colher de sopa ponham dentro de cada uma das formas quantidade da mesma colher. Se no fim desta operação ainda vos sobrar mistura vão colocando mais um pouco em cada forma.

Com a restante massa, voltem a estendê-la com a ajuda do rolo da massa e um pouco de farinha, e voltem a cortar mais 12 rodelas para fazer de tampa. Uma vez terminada a tarefa tapem as empadas e pincelem com a margarina de tomilho restante.

Levem ao forno durante 20 minutos ou ficarem com o aspecto da foto ao lado.

Ufa! Já acabaram! Custou mas foi... já está! Vamos seguir para a próxima receita? Esta é tão rápida que num abrir e fechar de olhos está acabada.

Coulis de Ameixa Vermelha

Ingredientes

300 ml de água
300 g de ameixa vermelha descaroçada (só descaroçada)
200 g de açúcar

Coloquem tudo num tacho e depois de ferver contem 10 minutos. Quando acabar passem tudo pela varinha mágica, até desaparecerem todas as peles e levem ao lume por mais 5 minutos para evaporar mais um pouco do liquido.

Et voilá! Como vêem simples, não é?

Meus amores não vos tomo mais tempo... Já agora: deliciem-se...!

Etiquetas: Entradas, Petiscos 1 comentários

Tarte de chocolate com flocos de sal

20:15 | Publish by Unknown

Olá, hoje quero dar atenção aos pedidos de amigos... Como? Não estão a perceber? Então eu explico..

Esta tarde fiz uma tarte nova, receita retirada do site de culinária do Jamie Oliver, para celebrar o aniversário do meu irmão, que fez ontem 36 primaveras (já agora, com a vossa licença: PARABÉNS MANO). E decidi mais uma vez partilhar a foto com vocês. Qual foi o resultado? Fácil! Pedidos para partilhar a receita. Assim, para todos os que gostam de lamber os dedos, as mãos, as colheres e lamber o tacho com restos de chocolate aproveitem chegou o vossos momento...

Tarte de chocolate com flocos de sal

Ingredientes

200 ml. de natas
2 colheres de sopa de açúcar
Sal q.b.
50 g de manteiga
200 g de chocolate com 70% de cacau
50 ml de leite
1 embalagem de massa quebrada
Flocos de sal

Preparação

Comecem por pré aquecer o forno a 180º.
De seguida estendam a massa sobre uma tarteira de 23 cm de diâmetro (se não tirarem o papel vegetal na qual a massa vem embrulhada, não necessitam de untar a tarteira, mas se deitarem fora não se esqueçam de untá-la). Coloquem por cima da massa papel vegetal e por cima deste espalhem feijões, massas ou arroz, para que a massa não ganhe bolhas e altos. Levem ao forno durante 10 a 15 minutos, de seguida retirem os feijões, ou o que quer que tenham colocado por cima da massa e levem a massa novamente ao forno por mais 15 minutos ou até ficar dourada.

Num tacho ao lume coloquem as natas, o açúcar e o sal e deixem levantar fervura. Assim que ferver retirem do lume e juntem a manteiga e o chocolate partido em bocadinhos pequenos. Mexam com uma varinha de varas e misturem bem.

Deixem descansar 2 minutos e de seguida juntem o leite. Continuem a mexer até ficar a brilhar. Coloquem na tarteira e deixem assentar à temperatura ambiente, no entanto para adiantar o processo coloquem no frigorífico até servirem.

Quando forem servir coloquem os flocos de sal, ou se não encontrarem sal grosso normal e podem fazê-lo juntamente com gelado de natas ou baunilha ou com fruta fresca de preferência morangos ou qualquer outros fruto vermelho.


Meus lindos só para vocês e com muito carinho.... deliciem-se...



Etiquetas: Sobremesas 1 comentários
« Mensagens mais recentes Mensagens antigas »
Subscrever: Mensagens (Atom)

Secções

  • Entradas
  • Fait divers
  • Petiscos
  • Prato principal
  • Sobremesas

Uma Marquesa com sentimentos aromáticos e cheia de letras para partilhar...

Unknown
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

  • fev. 2017 (1)
  • out. 2016 (1)
  • mar. 2016 (2)
  • fev. 2016 (1)
  • out. 2015 (3)
  • set. 2015 (1)
  • jun. 2015 (1)
  • mai. 2015 (1)
  • abr. 2015 (2)
  • mar. 2015 (1)
  • fev. 2015 (2)
  • jan. 2015 (2)
  • dez. 2014 (2)
  • nov. 2014 (6)
  • out. 2014 (2)
  • set. 2014 (1)
  • jul. 2014 (3)
  • jun. 2014 (6)
  • mai. 2014 (7)
  • abr. 2014 (8)
  • mar. 2014 (12)
  • fev. 2014 (5)

Blogues seguidos

  • Blog Profissão Mãe
    Dia Mundial da Mulher, porque o lugar da Mulher é onde ela quiser! | Profissão Mãe
  • Bohemian Utopia - Blog
    Peacock Paradise
  • Cozinhar Fácil | Receitas para Cozinhar Fácil
    Biscoitos de manteiga
  • ecosfera
    Luís Alberto Ferreira e o prazer do narrador
Copyright (c) 2010 Letras com Aromas. Design by Template Lite
Download Blogger Templates And Directory Submission.