skip to main | skip to sidebar

Letras com Aromas

  • Página inicial

Letras com Aromas

Fim de Semana em Tomar

18:23 | Publish by Unknown

Janela do Capítulo
Convento de Cristo
Tomar

Este fim de semana viemos passear a Tomar. Terra de minha sogra, a Duquesa dos Templários. 

O orgulho na cidade, na sua história, nos seus habitantes e na sua comida é notório. Nada passa despercebido: aqui era a minha escola..., aqui morava a minha professora..., aqui trabalhava o meu pai... Tudo nesta cidade tem uma história; mas havia algo que eu fazia intenção de ver, pois tendo em conta que já aqui estive mais de seis vezes e que nunca a tinha visto, ou pelo menos não me lembrava, tinha de estar perto, tocá-la, se fosse possível e foi... Eu queria ver a famosa janela em Tomar... A Janela! Tirando as janelas da Rua Vermelha em Amesterdão esta é a janela mais conhecida no mundo, na minha humilde opinião, e a mais bonita.

É sumptuosa, magnífica, linda e cheia de história. Toda ela são recortes, esferas
armilares, cruzes, entrançados. Ela é fantástica... Fica situada num local do Convento onde esteve escondida, tapada, durante anos a fio, até que um dia tivemos um rei com inteligência e sensibilidade que decidiu, finalmente, mostrá-la ao mundo: D. Fernando II. Basicamente o mesmo senhor que mandou construir o Palácio de Sintra... Sensível e com bom senso, não fosse o senhor um verdadeiro romântico.

Podia-vos mostrar muitas mais fotos das ruas de Tomar, do Mouchão, das pessoas, mas hoje fico-me só por estas. Espero sinceramente que gostem e acima de tudo que se deliciem!

Etiquetas: Fait divers 3 comentários

Acabou-se!!!!

21:55 | Publish by Unknown

Hoje foi, finalmente o meu último dia de férias forçadas. Porquê? Porque entrei, pela primeira vez na vida, para o grupo dos desempregados. Não estou triste, não estou zangada... Estou descontraída e na expectativa do que me reserva o futuro. No entanto, tenho uma confissão para vos fazer: quando cheguei ao centro de emprego para dar início ao processo sentia-me confiante, até que de repente me vi na qualidade de presidiária....! Eu explico: a partir de hoje tenho de me apresentar de 15 em 15 dias na junta de freguesia para dizer que estou numa procura activa de trabalho e, acho eu, de que estou viva, o mesmo acontece aos arguidos que ficam sujeitos a termo de identidade e residência. Um dos senhores que lá estava para ajudar perguntou-me mesmo se eu não queria uma pulseira electrónica para juntar às tantas que tenho no meu pulso feitas pelo meu filho e pelos amigos dele! Claro que sim, mas para colocar no tornozelo... respondi eu... É que no pulso já não cabe mais nada.

A sério! Foi mesmo assim que me senti, como se a partir deste dia fosse arguida num qualquer processo do qual tenho a certeza que não tenho qualquer culpa... Mas isto é o que todos dizem. Ninguém é culpado até prova do contrário. Eu podia-vos contar de quem era a culpa de tantos que se encontram nesta situação, mas como ia dar pano para mangas e o "post" iria ficar enorme deixaremos isso para outras núpcias...

No entanto, tenho que vos dizer que não fui sozinha. Estava acompanhada da minha querida Manu, que também ela está a passar pelo mesmo processo que eu e tanta força nos temos dado mutuamente. Esta mulher é uma força da natureza. Trabalhadora até à última gota de suor, lutadora como só ela consegue e uma amiga que faz tudo o que pode e o que está ao seu alcance para ajudar quem mais precise dela. Estamos as duas em busca de trabalho, mas não guardamos para nós: partilhamos uma com a outra todos os anúncios, todos os telefonemas. O que pode ela não querer, posso eu e vice versa.

Quando acabámos todo o processo abraçámos-nos e mandámos tudo à me..., rimo-nos e fomos beber um café.

É um novo dia, um novo começo e perante vós apresenta-se uma nova mulher. Uma Marquesa pronta para a guerra, para o combate tal como a Marquesa original.

Despeço-me, por hoje com uma palavra para vós: deliciem-se!

Etiquetas: Fait divers 1 comentários

O meu orgulho....

13:55 | Publish by Unknown

O texto de hoje não é meu é do meu filho. Não costumo partilhar muito sobre ele, mas desta vez não resisto.

Deliciem-se....

"O meu texto semanal desta vez é um pouco diferente. Quero muito contar-vos a história de uma senhora que mudou a história dos direitos civis da América. Ela chama-se Rosa Parks. Era uma senhora franzina, de ar humilde, mas muito segura de si. Sabia o que queria e sabia o que estava errado no país onde vivia.

Nesta altura, na década de 50, os negros não tinham direitos, só tinham deveres. Eram tratados como escravos pelos brancos. Ninguém parecia importar-se com eles. Eram linchados, torturados e mortos sem que os que lhes faziam mal fossem condenados ou julgados. Não passavam de coisas, de animais para os brancos.

Quando a minha mãe me deu o livro da senhora Parks, eu não sabia que isto alguma vez tinha acontecido. Que tinha havido diferenças entre as pessoas por causa da cor, por isso, assim que o recebi não consegui parar de ler a sua história.

Rosa foi uma mulher cheia de coragem, que enfrentou o seu medo para benefício de milhares.

Tudo começou no dia 1 de dezembro de 1955, quando Rosa Parks cansada e com frio de mais um dia de trabalho como costureira, entrou no autocarro e decidiu sentar-se num lugar vago – nessa altura, os negros sentava-se nos bancos de trás dos autocarros e os brancos à frente – que por sinal era na frente. Quando na paragem seguinte entraram senhores brancos, o motorista mandou que os negros se levantassem para lhes dar lugar. Rosa não se levantou. Manteve-se sentada olhando em frente sem responder. O motorista voltou a gritar-lhe para se levantar e Rosa, calmamente disse: Não! O homem saiu do autocarro e foi chamar a polícia. Quando voltou com os polícias estes levaram-na como se fosse uma criminosa. Mas no dia seguinte foi libertada com a ajuda de um advogado e de um pastor, também ele muito importante na história deste país, chamado Martin Luther King.

Depois desse dia, os negros fizeram um boicote aos autocarros durante um ano. Em 1956 quando fez um ano que Rosa Parks disse “não” o Supremo Tribunal de Justiça proibiu a segregação racial, ou seja, quando numa sociedade se impede várias pessoas de terem os seus direitos que estão definidos, por causa da raça dessas pessoas. Mesmo com este pequeno passo só 12 anos depois é que foi considerado ilegal.

Faz-me impressão pensar que há pouco tempo atrás estas pessoas eram mal tratadas, gozadas, só porque tinham um tom de pele mais castanho. E pensar que quando vamos para a praia queremos ficar bronzeados, ou castanhos…

Em 2009, os Estados Unidos elegeram um homem parecido em tudo com a Rosa Parks, pele tão escura como a dela e os olhos eram da cor dos seus. 
Pela primeira vez tinham elegido um negro para a casa mais importante deste país: a Casa Branca."

Etiquetas: Fait divers 6 comentários

Obrigada Jamie Oliver!

13:44 | Publish by Unknown

Há uns tempos atrás falei-vos de um chef que respeito e que me ajudou a ver a comida com outros olhos. É verdade este homem, embora inglês e tal como vocês a minha opinião sobre a comida inglesa é que deixa muito a desejar, mas este rapaz faz comida do outro mundo.

Texturas fantásticas, sabores deliciosos e com aspecto de chorar por mais. Esse chef é o Jamie Oliver. Neste momento estou a ver o novo programa dele que se chama "Poupar com o Jamie". É de rir e perceber como conseguimos poupar se fizermos comida em casa ao invés de pedirmos por telefone. Tal como ele diz poupámos força mas gastamos na carteira.

Se não acreditam, acabei de ver como o rapazinho fez com 1 kg de farinha, uma saqueta de fermento e 600 ml de água tépida: 4 massas para pizza que ficaram com um aspecto delicioso. Segundo ele, se não quisermos usar a massa toda usamos o que precisarmos e congelamos o resto para outra altura. Mais: com esta massa se vos apetecer podem fazer pão! Só têm de amassar bem a massa deixá-la repousar durante uma hora num lugar morno e sem correntes de ar e de seguida esticá-la e colocá-la numa forma e levar ao forno durante 20 minutos a 190* graus. Difícil?! Não!!! Muito fácil.

No entanto, digo-vos este homem faz com que tudo pareça fácil. Tenho praticamente todos os livros dele e devo ter assistido a quase todos os programas culinários onde entrou e que fez. Foi graças ao Jamie Oliver que comecei a cozinhar mais com ervas aromáticas. Como ele costuma dizer, com elas não há tanta necessidade de abusar do sal.

A sério, um dia que possam, queiram e, já agora que tenham o canal, assistam no 24 kitchen aos programas do Jamie e digam se tenho ou não razão. Há muito pouco tempo fiz uma receita dele que se chama "Shepard's Pie" ou Tarte do Camponês. Ficou maravilhosa e durou 3 dias.

A última vez que estive em Londres tentei ir ao seu restaurante mas não consegui reserva. Um dia quem sabe pode ser que me sente à mesa num dos seus restaurantes e que o senhor esteja presente e lhe possa, pessoalmente, agradecer tudo o que me ensinou e como mudou a minha vida perante a comida e a cozinha. Só para o caso de um dia ler este humilde blog: thank you Oliver! - Obrigada Oliver!

Já agora meus queridos: deliciem-se....


Etiquetas: Entradas, Fait divers, Petiscos 2 comentários

A festa de aniversário da minha cria....

15:54 | Publish by Unknown

Bolo de chocolate merengado
Cogumelos recheados com ricotta











Feijoada de chocos



Tarte merengada de limão 
Vinho Marquesa de Alorna e
perfil da mesa
A torta de laranja da tia Matilde e o famoso
 Arroz doce da minha mãe 
Outro perfil da mesa


Bobó de camarão 
Lombo de porco com mel e vinagre de frutos silvestres 

Hoje não vou escrever nada, vou tão somente mostrar-vos um pouco do que foi servido ontem durante a festa da minha cria.... A ementa já vocês conheciam. As receitas algumas também conhecem, mas se houver algo que vos tenha enchido o olho e que gostassem de saber o que é e como se faz digam.

Devorem as fotos, sem estragar os dentes e o aparelho no qual estão a ler, e aproveitem para se deliciar.....




Etiquetas: Fait divers 8 comentários

Na senda das festas de aniversário

17:16 | Publish by Unknown

Ontem foi a festa de aniversário de uma grande amiga minha. Entrou nos 40. Como ela diz só faltam mais sessenta para sair dos "entas"...

Foi de arromba! Bebida da boa desde águas, sumos, vinhos e sangrias de champanhe com frutos vermelhos, mas também havia comida da boa... E é nesta fase que a vossa amiga entra.

Pensando que seria a ultima a chegar à festa, visto que estava nos ultimatos da preparação da do meu filho, eis senão quando chego a casa dela e sou colocada na cozinha. Em princípio nada de mal...

Quando chegamos a algum lado tentamos sempre dar uma ajuda, mas afinal havia uma entrada para preparar. Massa folhada e queijo chévre.... "Onde estão?" perguntei eu... Não tinham chegado ainda. A nossa amiga incumbida de tal estava atrasada (se a conhecessem não se admiravam, como costumo dizer: "já não é defeito, é feitio").

Finalmente, chegaram os ingredientes. Neste caso éramos duas a pensar em receitas para elaborar. Querem lá vocês acreditar que a coisa saiu fantástica?! Eram duas massas folhadas, daí que tenham sido feitas duas receitas diferentes: "Amigas e juntas para sempre" e "Nozes com elas". Que tal vos parecem os nomes? Bons, verdade?

Estamos a falar de um grupo de jovens meninas que se conhecem desde os quatro anos. Que viveram muito juntas, bons e maus momentos, juntas nas alegrias e nas tristezas... Quase como um casamento só que sem divórcios. Costumamos juntar-nos pelo menos uma vez por ano, mas se pudermos evitar são duas por ano. Em roda de uma mesa com boa comida e boa bebida passamos horas a conversar dos velhos tempos de escola, dos filhos, dos maridos, de sexo, basicamente de tudo. São horas maravilhosamente bem passadas. E ontem não foi diferente, mas trouxe uma coisa especial: duas receitas inventadas por  seis MULHERES, e permitam-me que escreva mulheres com letras muito grandes, pois na realidade é o que somos e o que sentimos, que saíram deliciosas.

As receitas que se seguem são muito simples e só diferem em cinco ingredientes. Por isso, se seguirem a primeira só têm de fazer o mesmo para a outra.

Nozes com elas

1 rolo de massa folhada
1queijo chévre
10 nozes
Doce de abóbora com nozes q.b.
1 ovo para pincelar

Pré aqueçam o forno a 180* graus.
Estendam a massa folhada e coloquem o queijo cortado em fatias longitudinais no meio desta, sem chegar às fronteiras de lado para poderem fechá-la com uns nós todos giros. Por cima destas espalhem as nozes e por cima destas o doce.
Agora, com muito jeitinho, agarrem na ponta da direita e juntem-na à da esquerda formando um nó. Sigam ao longo da massa formando mais nós até ao fim desta.
Batam o ovo e pincelem a massa.
Coloquem no forno durante 20 minutos ou até cozer e ficar loirinha por cima.

A outra receita é exactamente a mesma coisa mas mudam os ingredientes de dentro. Ou seja:

Amigas e juntas para sempre

1 rolo de massa folhada
1 queijo chévre
Cebolinho picado q.b.
Pimenta q.b.
Mel q.b.

Sigam o mesmo procedimento da anterior trocando os ingredientes de dentro.
Enrolem-na ao vosso gosto, nós colocamos um lado por cima do outro e fizemos desenhos no fecho com um garfo.

Ficaram divinais. Experimentem. Para entradas ou um jantar ligeiro acompanhado de um vinho tinto ou branco gelado e uma salada, ficam fantásticas.

Amigos só uma ultima lembrança: deliciem-se!

Etiquetas: Fait divers 2 comentários

Festas de aniversário e não só...

16:53 | Publish by Unknown

Não tenho desculpa e sei que não sou merecedora da vossa compreensão por estar tanto tempo ausente, mas tenho, como sempre uma boa razão: estou a preparar a festa de aniversário do meu filho para a família! Será que assim me conseguem desculpar nem que seja só um poucochinho?... Eu sei que sim.

Quero partilhar convosco a felicidade que é ter um filho compincha como o meu. Todos os dias me ajuda a ver o mundo com outros olhos, todos os dias me traz sorrisos e tropelias... Mas, de vez em quando, vêm as lágrimas, as tristezas e os dissabores de quem tem uns pequenos 9 anos acabados de fazer. A vida é vivida com uma intensidade como só estes garotos conseguem. Tudo parece o fim do mundo e tudo parece ser um mar de rosas. Não existe meio termo. Ora gritam porque dissemos não ora aparece um beijinho porque dissemos sim. Com os vossos acontece o mesmo? Tenho alturas em que acho que só me acontece a mim e com o meu....

O meu filho é um pequeno actor... Há sempre uma graçola, há sempre um beijo repenicado, mas também há sempre um pouco de mau feitio e de birras, que muito sinceramente ainda não percebi a quem é que ele sai na família!  Do meu lado não é com certeza, deve ser ao pai! (Estou a brincar! Segundo alguns amigos meus, "o homem é um santo" ou "já deram louvores por menos".

Como vos dizia a preparação para a festa tem consumido algumas horas dos meus "atarefados" dias. Juntamente com a minha sogra, que em abono da verdade se diga nesta situação tem sido uma grande ajuda (...), elaborei a ementa e a fatídica lista de compras. A ementa é elaborada, condimentada, mas acima de tudo fácil, embora eu saiba à partida que vai dar algum trabalho. Gostavam que eu vos contasse? Está bem, como sou vossa amiga vou partilhar.

 
Ementa da festa

Entradas

Cogumelos recheados com ricotta - Eu
Gambas
Tomate no forno com Mozzarella - Eu
Empadas de galinha
Pasta de atum - Sogrinha
Pasta de azeitonas - Eu
Chouriços variados
Queijos variados

Prato Principal

Feijoada de chocos - Sogro
Bobó de camarão - Eu
Lombinhos ao mel - Eu
Salada

Sobremesas

Panacotta de framboesa - Eu
Mousse de chocolate - Sogrinha
Arroz doce - Mamã
Torta de Laranja - Tia Matilde
Tarte de limão merengada - Sogrinha
Morangos

Bolo de aniversário

Bolo de chocolate merengado - Eu


Então? Parece-vos bem? Esqueci-me de vos avisar que seremos 13 pessoas! Não me parece que seja muita comida, pois não? Claro que não. Porquê? Porque as quantidades não serão de restaurante e cada um comerá o que mais gostar.

No domingo, ou se calhar na segunda feira coloco as fotos e se me pedirem muito coloco as receitas, do que ainda não fiz, claro!

Até lá leiam, imaginem e, já agora: deliciem-se!

Etiquetas: Entradas 2 comentários
« Mensagens mais recentes Mensagens antigas »
Subscrever: Mensagens (Atom)

Secções

  • Entradas
  • Fait divers
  • Petiscos
  • Prato principal
  • Sobremesas

Uma Marquesa com sentimentos aromáticos e cheia de letras para partilhar...

Unknown
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

  • fev. 2017 (1)
  • out. 2016 (1)
  • mar. 2016 (2)
  • fev. 2016 (1)
  • out. 2015 (3)
  • set. 2015 (1)
  • jun. 2015 (1)
  • mai. 2015 (1)
  • abr. 2015 (2)
  • mar. 2015 (1)
  • fev. 2015 (2)
  • jan. 2015 (2)
  • dez. 2014 (2)
  • nov. 2014 (6)
  • out. 2014 (2)
  • set. 2014 (1)
  • jul. 2014 (3)
  • jun. 2014 (6)
  • mai. 2014 (7)
  • abr. 2014 (8)
  • mar. 2014 (12)
  • fev. 2014 (5)

Blogues seguidos

  • Blog Profissão Mãe
    Dia Mundial da Mulher, porque o lugar da Mulher é onde ela quiser! | Profissão Mãe
  • Bohemian Utopia - Blog
    Peacock Paradise
  • Cozinhar Fácil | Receitas para Cozinhar Fácil
    Biscoitos de manteiga
  • ecosfera
    A vida privada dos políticos
Copyright (c) 2010 Letras com Aromas. Design by Template Lite
Download Blogger Templates And Directory Submission.