skip to main | skip to sidebar

Letras com Aromas

  • Página inicial

Letras com Aromas

Tarte de alheira com espinafres

16:51 | Publish by Unknown

Há muito pouco tempo dei-vos a ver, cheirar e... quase comer uma foto de tarte de alheira com espinafres que fiz para um lanche ajantarado em casa do meu irmão.

Assim, hoje decidi partilhar, finalmente dirão alguns de vós, a receita convosco. Não que não quisesse fazê-lo mais cedo, mas porque pura e simplesmente me esqueci.

Podem fazê-la em qualquer altura do ano. Até nesta quadra que se adivinha. Seja como entrada, seja como petisco enquanto esperam pela abertura das prendas. Basicamente, para quando e onde a quiserem comer.
Não vos empato mais... Aqui vai a receita...

Ingredientes

1 base de massa quebrada
400 g de espinafres
1 alheira sem pele e cortada em rodelas
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
400 ml de natas
4 ovos
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação

Comecem por ligar o forno a 170º.
Levem uma frigideira ao lume com o azeite e os alhos. Mexam bem e depois de quente juntem os espinafres. Temperem com sal e deixem cozinhar até a água se evaporar. Reservem.
Numa tigela juntem as natas e os ovos, temperem com sal, pimenta e a noz moscada. Batam bem e reservem.
Espalhem a massa na tarteira. Aconcheguem-na bem e espalhem a alheira, os espinafres e o creme.
Levem ao forno durante mais ou menos 40 minutos ou até ficar bem coradinha.

Como sempre: uma receita fácil e prática. Já agora, se por ventura, por esta ou por aquela razão não vos falar até ao Natal, desejo-vos desde já um EXCELENTE NATAL para todos vós e para as vossa famílias.

Entretanto, caríssimos, deliciem-se...

Etiquetas: Entradas, Petiscos 1 comentários

Cheira a Natal

14:02 | Publish by Unknown

Está frio, chuvoso e muito, muito desagradável. Tive vontade de me aconchegar numa manta, fechar os olhos e dormir... Mas depois lembrei-me de uma receita que tinha visto em tempo de bolinhos de canela.
Hummmm... pensei eu, isto ia lá era com qualquer coisa deste género. É assim foi. Meti mãos à obra e eis se não quando o cheiro a Natal chegou à minha cozinha vindo do forno.

O sorriso chegou aos lábios mais rápido do que quando o Sol brilha. Garanto-vos que ainda não os provei e estou com algum receio de estarem muito doces. Sim já sei: essa coisa de muito doce não existe. Só mesmo na minha cabeça. Para vós, caríssimos gulosos, cá vai a minha partilha de hoje...

Bolos de canela

1 embalagem de massa para croissants
100g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
55g de açúcar amarelo
50g de açúcar branco
1colher de chá de canela

Liguem o forno a 170 graus.
Derretam três quartos da manteiga e coloquem-na numa forma de tartes fechada (ou seja, sem fundo amovível) e misturem o açúcar amarelo. Depois de bem misturado e sem grumos, reservem.
Agora desenrolem a massa (que encontram à venda no Continente na secção das massa frescas) e fechem o picotado que a massa tem com o fundo de uma colher de sobremesa. O resultado final é uma folha completa de massa.
Com a restante manteiga barrem a massa e polvilhem-na com a mistura, que fizeram numa taça à parte, do açúcar branco e da canela. Polvilhem bem, não sobra nada na taça.
Agora enrolem a massa em comprimento não largura, senão só fazem três bolos. Bem apertada e cortem em pedaços de 5 cm/s cada.
Levem ao forno durante 20 minutos e desfrutem de um doce fantástico.

Já agora: deliciem-se....


Etiquetas: Sobremesas 0 comentários

Cogumelos Teriaky

13:12 | Publish by Unknown

Ontem, como alguns de vós tiveram conhecimento, fiz um almoço para 3 grandes amigas, qual delas mais doida do que a outra (assim um pouco à laia da vossa Marquesa). Correu de tal forma bem que não sobrou comida. Ou estava muito bom ou as meninas estavam cheias de fome....

A ementa era variada... Duas entradas, salada, o famoso Kamasutra de frango para prato principal, uma sobremesa fantástica (pão de ló de chocolate de Rio Maior) e tudo muito bem regado com uma sangria de champanhe de frutos vermelhos....

Para quem tem uma imaginação fértil, que até cheiros consegue envolver, imaginem isto: Surpresas de queijo de cabra com mel de canela e cogumelos molho Teriaky, para entrada. As surpresas, esqueci-me de tirar uma foto para vocês verem, estavam deliciosas e são facílimas de se fazer. Os cogumelos... esses são, estavam e foram de sonho. Os ingredientes para esta receita encontram-nos facilmente em qualquer supermercado. Se houver um Continente perto de vossa casa, então ainda melhor. Há lá de tudo. E não, não estou a fazer publicidade, até porque não é um dos meus favoritos, mas tem de tudo: o molho Teriaky, os cogumelos Shitake (ou mais conhecidos por cogumelos chineses), as malaguetas, os alhos, os coentros e o azeite. Como vêem os ingredientes são estes, o tempo de elaboração ou no máximo dos máximos 10 minutos e o sabor...? Esse fica para sempre!

Assim, deixo-vos a receita para vossa degustação....

Cogumelos Shitake com molho Teriaky

1 embalagem de cogumelos Shitake
2 colheres de sopa de molho Teriaky
1 malagueta
2 alhos
1 colher de sopa de azeite
Coentros q.b.



Comecem por lavar os cogumelos e retirem-lhes o pé (é muito fibroso e não se conseguem comer). De seguida, levem uma frigideira ao lume com o azeite e deixem aquecer. Agora juntem os alhos bem picados e de seguida coloquem os cogumelos. Deixem-nos cozinhar durante mais ou menos 3 minutos ou até ficarem mais moles. Agora deitem a malagueta picada e sem sementes, se não quiserem muito picante, ou com sementes para lhes dar aquele tchan. Deitem agora as colheres de molho Teriaky, envolvam bem e no final coloquem os coentros picados.

Já está! Vou-vos ser sincera normalmente sirvo-os frios porque vão apurando sabor enquanto arrefecem, no entanto, se quiserem podem também servi-los quentes. Eu prefiro frios!

Caríssimos, por hoje é tudo um dia destes trago-vos mais receitas.

Ah! Já agora: deliciem-se....

Etiquetas: Entradas 1 comentários

A pensar nas crias

15:18 | Publish by Unknown

Quantos de vós têm festas de aniversário com montes de miúdos, amigos dos vossos filhos a dormirem em vossa casa, amigos a estudarem para o teste da próxima semana..., e se vêem abraços com a tarefa de lhes dar algo nutritivo e divertido para os alimentar? Eu! E de certeza que vocês também já passaram por isto...

Por isso hoje decidi trazer-vos duas receitas que vos podem ajudar nesta tarefa. São receitas práticas e que em 20 minutos têm cada uma delas preparadas e prontas a comer. Só precisam mesmo de passar pelo supermercado e comprar os ingredientes para tal ocasião.

Vamos à primeira...

Folhados de salsicha com mostarda de mel

1 lata de 10 salsichas (não se esqueçam que depende do número de crianças)
1 embalagem de massa folhada rectangular
Mostarda com mel Paladin

Pré aqueçam o forno a 180º.
Comecem por cortar em três as salsichas e reservem-nas.
Agora desenrolem a massa e cortem em tiras de 3 cm de largura e se ficarem muito compridas em comprimento cortem ao meio.
Em cada uma das tiras passem um pouco de mostarda com mel e coloquem a salsicha e enrolem. Sigam o processo até acabarem a massa e as salsichas.
Forrem um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal, ou então, aproveitem a folha da massa folhada e coloquem os folhados por cima.
Folhados de salsicha
Levem ao forno até ficarem bem lourinhos.... E, já está! Pronto a servir.


Como vêem, podem fazer 20 minutos antes da festa de aniversário, antes dos cachopos chegarem da escola e durante o tempo de estudo.
Já agora! Como vocês também são gente, façam-nos naquelas alturas em que vos apetece alguma coisa para comer e não sabem ao certo o quê?! Façam-nos e deliciem-se...


Pão com chouriço

500gr. de massa de pão (facilmente arranjada nas padarias dos supermercados. Até agora a melhor que arranjei foi a massa da padaria do Pingo Doce)
1 embalagem de linguiça.

Oh, cara Marquesa não se esqueceu de nenhum ingrediente? Não caríssimos. É mesmo só isto.

Vamos lá....
Liguem o forno a 180º. Cortem em pedaços de 3 cm cada uma das linguiças (normalmente na embalagem vêm 3).
Enfarinhem uma bancada e vão tirando quantidades pequenas de massa, mais ao menos do tamanho de uma bola de golf, e coloquem um pedaço de linguiça no meio da massa.
Coloquem num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.


E mais uma vez... Estão prontos a comer. Podem comê-los quentes ou frios. Se quentes: cuidado com a língua. É que nesta altura cheira tão bem na cozinha que muitas vezes não conseguem resistir e a vossa boca é que sofre....

Meus queridos, mais uma vez: deliciem-se...!

Etiquetas: Entradas, Petiscos 0 comentários

Arroz de Polvo com Filetes de Polvo Panados

12:42 | Publish by Unknown

Este prato pode demorar um pouco, mas vai-vos saber pelo mundo e os vossos convidados ou a vossa família aí em casa vão idolatrar o chão que pisam....


Arroz de Polvo com Filetes de Polvo Panados


1 polvo médio
2 cebola
2 dentes de alho
1 pernada de salsa
Sal e pimenta q.b.
Vinho branco
Azeite q.b.
1 chávena de arroz carolino
1 ovo batido
Farinha q.b.


Cozam o polvo numa panela de pressão (se não tiver uma panela de pressão, como eu, cozam num tacho normal bem tapado) juntamente com uma cebola inteira, sal e um fio de azeite durante cerca de 1 hora (não há necessidade de juntar água, pois a cebola juntamente com o polvo libertam água suficiente quer para a cozedura, quer para depois fazer o arroz).
Depois de cozido cortem o polvo em filetes, aproveitando para isso as partes mais grossas dos tentáculos e reservem as mais finas para fazer o arroz.
Temperem os filetes de polvo com alho e salsa picada, um pouquinho de vinho branco e pimenta e deixe a marinar.
Preparem o arroz aproveitando para isso a água da cozedura do polvo. Façam um refogado com a outra cebola picada e um pouco de azeite. Acrescentem o arroz, deixem refogar um pouco e juntem 3 chávenas de água da cozedura. Acrescente também as partes mais finas do polvo e rectifiquem o sal. Tapem e deixem cozinhar em lume brando até toda a água estar absorvida e o arroz cozido.

Agora os filetes:

Passem os filetes de polvo por farinha e depois por ovo batido e levem-nos a fritar em óleo quente até ficarem dourados. Escorram sobre papel absorvente.

Sirvam o arroz (se gostarem polvilhem com um pouco de coentros frescos picados) com os filetes.

Deliciem-se....


Etiquetas: Prato principal 0 comentários

"Nós" de manteiga de alho e alecrim

12:31 | Publish by Unknown

Para que não digam que não vos dou as minhas receitas... hoje não escrevo nada só mesmo receitas. Apreciem. No final falamos....

"Nós" de manteiga de alho e alecrim



1 embalagem de massa de pizza
2 alhos
20 g. de manteiga
Alecrim q.b. (podem optar por outra erva, por exemplo, salsa, coentros, etc)

Comecem por ligar o forno a 180º.
Agora desenrolem a massa e façam tiras a todo o comprimento, com aproximadamente 2 cm de largura. As tiras que ficarem maiores podem dividi-las em dois ou em três. Polvilhem a massa com um pouco de farinha e agarrem cada uma das pontas das tiras e dêem um nó. Se a massa tiver farinha vocês conseguem, senão tiver, os "nós" têm tendência a desfazer.
Aproveitem a folha de papel que vem com a massa e coloquem em os "nós". Levem ao forno até alourarem.
Enquanto isto, numa frigideira pequena derretam a manteiga juntamente com os alhos e as folhas de alecrim (ou de outra erva), deixem ao lume mesmo só até a manteiga derreter.
Quando as tiras estiverem louras, retirem do lume e, com um pincel, pincelem os "nós" com a manteiga.

E já está... Deliciem-se...

Etiquetas: Entradas 0 comentários
« Mensagens mais recentes Mensagens antigas »
Subscrever: Mensagens (Atom)

Secções

  • Entradas
  • Fait divers
  • Petiscos
  • Prato principal
  • Sobremesas

Uma Marquesa com sentimentos aromáticos e cheia de letras para partilhar...

Unknown
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

  • fev. 2017 (1)
  • out. 2016 (1)
  • mar. 2016 (2)
  • fev. 2016 (1)
  • out. 2015 (3)
  • set. 2015 (1)
  • jun. 2015 (1)
  • mai. 2015 (1)
  • abr. 2015 (2)
  • mar. 2015 (1)
  • fev. 2015 (2)
  • jan. 2015 (2)
  • dez. 2014 (2)
  • nov. 2014 (6)
  • out. 2014 (2)
  • set. 2014 (1)
  • jul. 2014 (3)
  • jun. 2014 (6)
  • mai. 2014 (7)
  • abr. 2014 (8)
  • mar. 2014 (12)
  • fev. 2014 (5)

Blogues seguidos

  • Blog Profissão Mãe
    Dia Mundial da Mulher, porque o lugar da Mulher é onde ela quiser! | Profissão Mãe
  • Bohemian Utopia - Blog
    Peacock Paradise
  • Cozinhar Fácil | Receitas para Cozinhar Fácil
    Biscoitos de manteiga
  • ecosfera
    A vida privada dos políticos
Copyright (c) 2010 Letras com Aromas. Design by Template Lite
Download Blogger Templates And Directory Submission.